Sustentabilidade

 

A ITW é uma empresa que prioriza ações que contribuem com a comunidade, evitando impactos ao nosso meio ambiente. Buscamos constantemente impulsionar a sustentabilidade em nossas operações​ e com produtos inovadores para nossos clientes.

 

O programa ITW para o descarte correto de óleo lubrificante usado ou contaminado – OLUC

 

OLUC é o termo utilizado para: óleo lubrificante usado ou contaminado, ou seja, óleo lubrificante acabado após o uso normal ou com alguma contaminação que tenha tornado impróprio para a sua finalidade original.

A Resolução CONAMA nº 362/2005 estabelece que todo OLUC deverá ser recolhido, coletado e ter destinação final, de modo que não afete negativamente o meio ambiente e propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos. A destinação final adequada, segundo essa Resolução CONAMA, é a reciclagem por meio do processo de rerrefino.

A ITW Chemical está comprometida com a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e saudável.

Temos um processo produtivo eficiente, livre de perdas e com a melhor tecnologia produtiva. Possuímos parcerias com empresa coletora de OLUC que possibilita a LOGISTICA REVERSA do óleo lubrificante usado ou contaminado por meio do processo de rerrefino.

 

Problemas de descarte – impactos ambientais

 

É muito importante reciclar o óleo lubrificante usado ou contaminado para permitir um descarte correto evitando riscos para a saúde e ao meio ambiente. A ITW Chemical possui políticas rigorosas que envolvem cuidados para evitar qualquer tipo de contaminação ambiental.

O óleo lubrificante, quando manuseado de forma incorreta, gera impactos negativos ao meio ambiente podendo atingir o lençol freático quando descartado diretamente no solo ou em redes pluviais. Um litro de óleo lubrificante pode contaminar um milhão de litros de água.

 

Como reciclamos OLUC (rerrefino)

 

Os óleos provenientes do sistema de coleta, são encaminhados para empresas especializadas e licenciadas para a realização do rerrefino, um dos métodos ambientalmente mais seguros para a reciclagem do OLUC e, portanto, a melhor alternativa de gestão ambiental para este resíduo.

A atividade de rerrefino é considerada de utilidade pública e compreende a remoção de contaminantes de produtos de degradação e de aditivos dos óleos lubrificantes usados ou contaminados, conferindo-lhes características de óleos básicos, que atendam à especificação em vigor, a serem comercializados (RESOLUÇÃO ANP Nº 19, DE 18.6.2009, ANP – Agencia Nacional do Petróleo).

 

Como proceder com o descarte

 

O descarte de OLUC é simples. Recomendamos que sejam colocados nas próprias embalagens ou em recipientes adequados e resistentes para evitar que vazem expondo o material ao meio ambiente. Todo tipo de vazamento para o solo ou galeria de redes de esgoto deve ser evitada.

Após essa fase de armazenagem na embalagem, entre em contato com a ITW CHEMICAL para orientação e agendamento da retirada do produto usado, conforme abaixo:

 

Av. Jorge Alfredo Camasmie, 670     

Parque Industrial Ramos de Freitas  

Embú Das Artes |SP | 06816 050       

+55 (11) 4785.2600   

sgi@itw.com.br         

 

Av. Júlio Victorello, 765         

Distrito Industrial V   

Araras | SP | 13609-586         

+55 (19) 3543 5000     

sgi@itw.com.br

 

Nosso compromisso

A ITW Chemical atende aos objetivos de reciclagem de OLUC definidos pelos rigorosos órgãos de controle trazendo mais segurança para seus usuários e clientes, contribuindo positivamente para um meio ambiente mais saudável.